Postagem em destaque

Educação A Distância - Sexta-feira (11/06/2021) - Ensino Médio

   Turma: 1001 Geografia Conteúdos serão passados através do Whatsaap e também do Meet. Filosofia Inglês Conteúdos serão passados através do...

quarta-feira, 18 de março de 2020

Propostas de Atividades - Ensino Fundamental I ( 1º ao 5º ano)




1 º Ano - Turmas 101 e 102  -Tia Goreti e Tia Camila

Clique no Link abaixo para acessar as Propostas de atividades.

https://drive.google.com/file/d/1urDbbYzeEO-sv-I0r5S7iP_Dc-7Wv6mr/view?usp=sharing

__________________________________________________________________

 2º Ano - Turmas 201 e 202  -Tia Patricia e Tia Goreti

Clique no Link abaixo para acessar as Propostas de atividades.

https://drive.google.com/file/d/17YS3lBUJFc5HWGZzr2GgSZ0CiHW9EXJL/view?usp=sharing

3º Ano - Turmas 301 e 302  -Tia Jéssica e Tia Áurea

Clique no Link abaixo para acessar as Propostas de atividades.

https://drive.google.com/file/d/1LSdwsJ-Y_JxzfDZlRIpcP09NvzDN_a4a/view?usp=sharing


4º Ano - Turmas 401 e 402  -Tia Andréa e Tia Maria

Clique no Link abaixo para acessar as Propostas de atividades.

https://drive.google.com/file/d/1cvY9jVfOktQwb53mzmVVqxShm70lN_LO/view?usp=sharing




Propostas de Atividades - Educação Infantil







Maternal - Tia Suellen e Tia Tâmara

Clique no Link abaixo para acessar as Propostas de atividades.

https://drive.google.com/file/d/1oUD7F4H2TxyOimbMDE0IDUW-w6RUONLH/view?usp=sharing

_______________________________________________________


Jardim I - Tia Priscila e Tia Tâmara

Clique no Link abaixo para acessar as Propostas de atividades.


https://drive.google.com/file/d/1gz2KQ6F64L8ulCOn_wcfWZ8xvJBg_VeP/view?usp=sharing


______________________________________________________



Jardim II - Tâmara e Daniela

Clique no Link abaixo para acessar as Propostas de atividades.


_______________________________________________________

Pré - Tia Rosana e Tia Priscila

Clique no Link abaixo para acessar as Propostas de atividades.



Sugestões de Atividades para o Período de Recesso - Sexta(20/03/2020) - E.F. II e Ensino Médio


 Sr. Responsável, essas são algumas SUGESTÕES de atividades para os nossos alunos durante esse período de recesso.




Turma: 601 / 602

Unidade Temática: Artes Visuais
Livro Alcance
Arte - Construções Artísticas

Proposta de exercícios:

Exercícios

O aluno deverá copiar/imprimir as atividades  e responder as questões. No retorno das aulas presencias, tais atividades deverão ser apresentadas.


  • Material de apoio para a resolução das atividades




____________________________________________________________________



Turma: 701



Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
Livro Alcance.

Geografia - O Brasil no Mundo.

Proposta de exercícios:


O aluno deverá copiar/imprimir as atividades  e responder as questões. No retorno das aulas presencias, tais atividades deverão ser apresentadas.

  • Material de apoio para a resolução das atividades



_____________________________________________________________________

Turma: 801


Unidade Temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Unidades do Apostilado: Região Norte
Livro Alcance.


GLOBO REPÓRTER - Amazônia Secreta

Geografia - Proposta de exercícios:

O aluno deverá copiar/imprimir as atividades  e responder as questões. No retorno das aulas presencias, tais atividades deverão ser apresentadas.

  • Material de apoio para a resolução das atividades

_______________________________________________________________________

Turma: 901

Unidade Temática: Grandezas e medidas
Unidades do Apostilado: Potenciação
Livro Alcance.

Matemática I - Propostas de exercícios




O aluno deverá copiar as atividades  e responder as questões. No retorno das aulas presencias, tais atividades deverão ser apresentadas.

  • Material de apoio para a resolução das atividades
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-potenciacao.htm

___________________________________________________________________

Turma: 1001 (Ensino Médio)

Unidade Temática: A origem da Filosofia

Assistir o filme: O nome da Rosa.


Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos, são cenas de O Nome da Rosa. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas.
A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.


Entre os séculos XII e XIII temos o surgimento da escolástica, que constitui o contexto filosófico-teológico das disputas que se dão na abadia em que se situa O Nome da Rosa.
Faça uma pesquisa sobre o surgimento da escolástica tendo como objetivo a disputa de filosofia na Época. 

Tudo deverá ser descrito no caderno e apresentado no retorno das aulas presenciais.


_________________________________________________________





Turma: 2001 (Ensino Médio)

Unidade Temática: A origem da Filosofia - Reconhecer a filosofia no cotidiano


Filosofia - Propostas de exercícios

Exercícios - Clique aqui

O aluno deverá copiar as atividades  e responder as questões. No retorno das aulas presencias, tais atividades deverão ser apresentadas.




  • Material de apoio para a resolução das atividades
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/nao-se-ensina-filosofia-mas-filosofar.htm


__________________________________________



Turma: 3001 (Ensino Médio)



Unidade Temática: Filosofia e os outros tipos de conhecimento

Filosofia - Propostas de Atividade

Pesquisar acerca da importância da Filosofia para entender criticamente a realidade.


Tudo deverá ser descrito no caderno e apresentado no retorno das aulas presenciais.


  • Material de apoio para a resolução das atividades

Sugestões de Atividades para o Período de Recesso - Quinta-feira(19/03/2020) - Ensino Fundamental II e Ensino Médio

 Sr. Responsável, essas são algumas SUGESTÕES de atividades para os nossos alunos durante esse período de recesso.



Turma: 601 / 602

Unidade Temática: Esportes
Livro Alcance
Educação Física - Assistir aos seguintes vídeos relacionados a prática de Basquetebol
Regras Básicas - Basquetebol


BASQUETE | Amistoso Brasil x Uruguai - 10/08/2019

Proposta de exercícios:

O aluno deverá copiar o questionário no caderno e responder as questões. No retorno das aulas presencias, tais atividades deverão ser apresentadas.


Exercícios de Basquetebol


  • Material de apoio para a resolução das atividades
https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/basquetebol.htm


_______________________________________________________________________________

Turma: 701

Unidade Temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Unidade I - Livro Alcance
História: Assistir ao filme Cruzada
Sinopse: A trama aborda a tentativa dos cristãos de tomarem Jerusalém, após a invasão islâmica. Questões ligadas aos anseios da nobreza, pensamento religioso, paixões amorosas e conflitos são explorados no filme.

Link do Filme - Cruzadas

Proposta de exercícios:
Exercícios de História - Feudalismo

O aluno deverá copiar o questionário no caderno e responder as questões. No retorno das aulas presencias, tais atividades deverão ser apresentadas.



  • Material de apoio para a resolução das atividades
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/feudalismo.htm


______________________________________________________

Turma: 801

Unidade Temática:O mundo contemporâneo: O Antigo Regime em crise.
História: Assistir ao filme Tempos Modernos
Sinopse: Um dos filmes mais famosos de Charlie Chaplin, Tempos Modernos é, provavelmente, a película mais famosa quando o assunto é industrialização De forma divertida e inteligente, a trama aborda os elementos políticos, econômicos e sociais após a Revolução Industrial.

Charlie Chaplin Tempos Modernos (Dublado)

Exercícios do Livro: Páginas 226 e 227.

***A correção será feita no retorno das aulas presenciais.***

  • Material de apoio para a resolução das atividades
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-industrial.htm

______________________________________________________
Turma: 901

Geografia
Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial.
Unidade do apostilado: Globalização e seus efeitos.

Assistir ao Documentário: Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá.

Globalização vista do lado de cá

O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte. O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da qual tanto ouvimos falar. O documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton, vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília. Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local. Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do 'sistema' ou do Globaritarismo -- termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.

Proposta de exercícios:

Exercícios de Globalização.

O aluno deverá copiar os exercícios no caderno e responder as questões. No retorno das aulas presencias, tais atividades deverão ser apresentadas.

  • Material de apoio para a resolução das atividades


________________________________________________________________________________

Turma: 1001 (Ensino Médio)

Língua Portuguesa
Unidade Temática: Linguagens e Interação Social
Unidade do Apostilado: Linguagem verbal e não verbal.

Proposta de exercícios: 


O aluno deverá copiar ou imprimir as atividades e responder as questões.No retorno das aulas presencias, tais atividades deverão ser apresentadas.
  • Material de apoio para a resolução das atividades
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/linguagem-verbal-linguagem-nao-verbal.htm


_________________________________________________________________________________

Turma: 2001 (Ensino Médio)

Língua Portuguesa
Unidade Temática: Crônica
Unidade do Apostilado:A Crônica em foco

Proposta de exercícios: 

Exercícios

O aluno deverá copiar as atividades e responder as questões no caderno. No retorno das aulas presencias, tais atividades serão apresentadas a professora Simone.

  • Material de apoio para a resolução das atividades
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm


________________________________________________________________________________

Turma: 3001 (Ensino Médio)

Biologia
Unidade Temática: Bases da Genética
Unidade do Apostilado: Desenvolvimento da Genética


Propostas de exercícios:
Genética - Exercícios
  • Material de apoio para a resolução das atividades


Diferença entre COVID-19, gripe e resfriado

COVID-19, gripe e resfriado são três doenças distintas causadas por vírus e que desencadeiam problemas respiratórios. Alguns sintomas podem nos ajudar a diferenciar cada uma dessas doenças, porém exames são necessários para a confirmação de um diagnóstico.
Conhecer os principais sintomas de cada uma delas pode ser um auxílio na tomada de decisões, como: procurar ajuda médica de maneira urgente. Vale salientar, no entanto, que, apesar dessas informações serem importantes, nada substitui a opinião de um médico.

O que é a COVID-19?

COVID-19 é uma doença causada por um novo tipo de coronavírus (SARS-Cov-2) que surgiu no final do ano de 2019. A Organização Mundial de Saúde foi comunicada sobre casos de pneumonia sem causa identificada na cidade de Wuhan, na China, em 31 de dezembro de 2019. Rapidamente, a doença espalhou-se pelo mundo e, em 11 de março de 2020, foi classificada pela OMS como uma pandemia.
Os principais sintomas da COVID-19 são: febre, tosse seca e cansaço. Alguns pacientes apresentam ainda: congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta e diarreiaVale salientar que algumas pessoas permanecem assintomáticas. A doença apresenta-se de forma mais grave em idosos e pessoas com problemas de saúde prévios, como pressão alta, problemas cardíacos e diabetes.

O que é gripe?


A COVID-19, a gripe e o resfriado podem provocar problemas respiratórios, sendo, muitas vezes, difícil perceber a diferença entre cada doença.
A COVID-19, a gripe e o resfriado podem provocar problemas respiratórios, sendo, muitas vezes, difícil perceber a diferença entre cada doença.
A gripe é uma doença causada por um vírus conhecido como influenza. Atualmente circulam três tipos de vírus influenza no Brasil, os tipos A, B e C. Os tipos A e B são os responsáveis por causar epidemias, enquanto o tipo C é mais brando. O influenza tipo A é o responsável por desencadear pandemias, como a ocorrida em 2009, provocada pelo subtipo A (H1N1).
Os principais sintomas da gripe são: febre (em geral, acima de 38 °C), dores no corpo, tosse seca e dor de cabeça. Outros sinais e sintomas podem ser registrados, tais como: calafrios, mal-estar, dor muscular, dor de garganta, secreção nasal, diarreia, vômito e rouquidão. A febre na gripe dura, geralmente, três dias, e os sintomas respiratórios podem manter-se por três a quatro dias após o fim da febre.
A gripe pode desenvolver complicações, principalmente em idosos, crianças menores de cinco anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como pressão alta e diabetes.

O que é o resfriado?

O resfriado é uma doença infecciosa causada por vírus, sendo alguns dos mais comuns: rinovírusadenovírus coronavírus. Como sabemos, existem diferentes tipos de coronavírus, e os responsáveis por desencadear os resfriados são diferentes do responsável pela COVID-19.
Os principais sintomas do resfriado são: espirro, secreção nasal, congestão nasal, irritação na garganta e tosse seca. Os indivíduos podem apresentar febre, mas a maioria não tem esse sintoma ou desenvolve apenas uma febre baixa.

Diferença entre COVID-19, gripe e resfriado

COVID-19, gripe e resfriado são três doenças provocadas por vírus, entretanto, cada uma delas é desencadeada por um agente etiológico diferente. As três doenças podem ser transmitidas de uma pessoa para outra por meio de gotículas eliminadas pelo doente ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão também pode ocorrer por meio do contato com secreção dos doentes, sendo as mãos, por exemplo, um importante veículo de transmissão.
No que diz respeito aos sintomas, muitas situações são comuns nas três enfermidades, porém alguns pontos merecem destaque. A febre, por exemplo, é rara em casos de resfriado, mas pode ocorrer comumente em caso de gripe e COVID-19. A falta de ar, às vezes, ocorre em casos de COVID-19, porém mostra-se rara no resfriado e na gripe.
Veja, a seguir, um quadro comparativo feito pelo Ministério da Saúde a respeito dessas três importantes doenças:

Como se prevenir de COVID-19, gripe e resfriado?

A COVID-19, a gripe e o resfriado apresentam formas de transmissão semelhantes, portanto, a forma de prevenção também possui semelhanças. Confira as principais maneiras de prevenir-se dessas doenças:
  • Lavar as mãos utilizando água e sabão ou fazer a higienização com álcool em gel;
  • Não tocar nos olhos, nariz e boca sem a devida higienização das mãos;
  • Evitar contato com pessoas que apresentem sintomas, como tosse, coriza e febre;
  • Evitar aglomerações quando há o aumento dos casos dessas doenças;
  • Manter o ambiente arejado;
  • Fazer a higienização de objetos usados com frequência, como telefones;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.
Além disso, é importante destacar a importância de, ao espirrar ou tossir, cobrir a boca e o nariz para evitar a contaminação do ambiente e a transmissão do vírus para outras pessoas.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia