O cinema pode ser muito mais do que entretenimento. Certos filmes conseguem causar impactos para a vida inteira, ensinando valores e propondo novas formas de pensar o mundo, especialmente para crianças e adolescentes. Se você tem filhos em casa – sejam eles pequenos ou crescidos – aproveite aquela sessão em família para assistir a um destes 15 títulos com “algo a mais”:
Operação Big Hero
Vamos começar por um título que valoriza algo que muitos outros filmes infantis esquecem: a educação. Em “Operação Big Hero”, por trás de toda a aventura de super-heróis e super-vilões e mesmo da questão do luto, muito importante, está o fato de que o irmão mais velho ensina o mais novo que a faculdade pode ser um lugar legal. E que, lá, ele pode usar sua facilidade com matemática e robótica para criar coisas que ajudem os outros. Classificação: Livre.
FernGully: As Aventuras de Zac e Crysta na Floresta Tropical
Alguém se lembra desse clássico dos anos 90? Com uma pegada ecológica forte, o filme se passa numa floresta tropical, onde uma comunidade de fadas que nunca teve contato com humanos é ameaçada pela chegada de máquinas poluidoras e desmatadoras. Crysta, uma fada um pouco mais curiosa e aventureira, se une a um garoto para enfrentar o perigo. O interessante é que a animação não coloca os humanos como vilões, mas sim a própria poluição, personificada numa gosma preta medonha. Classificação: Livre.
Wall-E
Ainda no tema do meio-ambiente, “Wall-E” é provavelmente o filme mais equilibrado nesta lista: romântico, fofo e forte na mesma medida, feito para crianças e adultos. Wall-E é um robozinho cuja função é compactar o lixo na Terra, enquanto os humanos vivem confortavelmente numa estação espacial. Na verdade, logo descobrimos que o planeta se tornou infértil pelo mau uso e que essas pessoas esperam poder voltar um dia. Além de abordar a questão do lixo e da natureza, o filme ainda alerta para o sedentarismo e a apatia da vida hiperconectada. Classificação: Livre.
Como Treinar o Seu Dragão
Outro herói pacifista que as crianças vão adorar é Soluço, jovem Viking que protagoniza “Como Treinar o Seu Dragão”. Criado numa sociedade que demoniza os dragões e os caça por diversão, Soluço vai no caminho contrário e adota um dos mais perigosos como seu fiel companheiro, incentivando toda a comunidade a se aliar às criaturas, ao invés de lutar. O filme ainda aborda deficiências físicas (no caso, amputações) de um jeito natural e saudável. Classificação: Livre.
Ótimas sugestões que irão incrementar nossas aulas.
ResponderExcluirParabéns!!!
Show! Adorei as sugestões!
ResponderExcluir